ENSINO MÉDIO

O Ensino Médio avança um alicerce fortalecido nos anos que antecedem esta etapa do processo educacional, busca no sujeito da aprendizagem aprimorar a capacidade de análise, comparação, interpretação e compreensão de mundo, exigências fundamentais para a vida em sociedade no mundo atual. Os anos que compreendem a duração do Ensino Médio requerem de nós, professores e educadores, o compromisso de dar aos alunos estímulo à tomada de decisões, ao enfrentamento dos desafios, a capacidade de vencer e escolher caminhos. Compromisso que está além da transmissão de conhecimentos e impera uma das metas mais gratificantes da nossa trajetória.

Meio período
Unidade 3

Manhã: 2ª a 5ª feira: das 7h10 às 12h55 (7 aulas diárias)

6ª feira: das 7h10 às 12h10 (6 aulas diárias)

Intervalos: 8h40~8h55 e  10h25~10h40

Disciplinas:

O Novo Ensino Médio está organizado da seguinte forma para a 1ª série em 2021 :

As quatro áreas do conhecimento e os componentes curriculares vinculados a cada uma delas.
– Itinerário Formativo: trata-se de unidades curriculares que possibilitam o aprofundamento dos conteúdos de formação geral. Cada Itinerário Formativo é desenvolvido em trilhas (unidades curriculares) que se subdividem em cursos semestrais.
– Cursos Eletivos: os componentes curriculares eletivos são propostas que não exigem pré-requisitos e possibilitam a organização de turmas multisseriadas que poderá ser ministrado no formato presencial ou híbrido.

Faz parte da grade curricular que será oferecida para todos os alunos:
– Área do conhecimento: Linguagens e suas tecnologias (Análise linguística, Produção textual, Literaturas / Artes, Inglês, Ed. Física).
– Área do conhecimento: Matemática e suas tecnologias (Matemática A e Matemática B).
– Ciências da natureza e suas tecnologias: (Física A, Física B, Química A, Química B, Biologia A, Biologia B).
– Ciências Humanas e Sociais aplicadas: (História, Geografia).
– Ciclo acadêmico – (Itinerário Formativo) (Prática de argumentação, Núcleo de investigação matemática).
– Cursos Eletivos: Filosofia, Sociologia e Psicologia.

Itinerários que serão propostos ao aluno para que ele faça sua escolha:
– Núcleos de estudo em linguagem e humanidades: Oficina de Literatura, criação e estudos de artes, Núcleo de análises historiográficas, observatório geográfico.
– Núcleo de Estudos em Ciência da Natureza: (Observatório de 1 Fenômenos biológicos, Análise e investigações químicas, Oficina de física investigativa).

Disciplinas 2ª e 3ª série: Literatura, Gramática, Redação, Álgebra, Geometria, Física, Química, Biologia, História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Educação Física, Inglês.
Extras: Psicologia (2ª série), Empreendedorismo (3ª série), Metodologia de Trab. Científico – TCC (3ª série), Sociologia e Atualidades (3ª série).